elabore um texto de no mínimo 15 linhas, associando os diferentes modos como os europeus se relacionavam com os nativos brasileiros, dentro da perspectiva do índio: quais situações lhe foram impostas, como contribuíram para a expansão da presença europeia no território, como eram entendidos pelos diferentes grupos, a quais processos foram expostos pelos que entravam em contato com eles, e como resistiram ou se adaptaram as condições colocadas
Respostas
Resposta:
Nesse período, os índios nativos viram os portugueses como Deuses, que chegaram em suas terras, usando aqueles trajes e navegações "mais desenvolvidas".
No início, ocorria uma troca entre índios e portugueses, a chamada escambo, eles trocavam pau brasil por espelhos e bujingangas...Mais atrde, tentaram escravizar os índios pra trabalharem como mão de obra, mas eles não aceitaram, se revoltaram e fugiam. Com a chegada dos jesuítas, enviados pela companhia de Jesus (da igreja católica) fundada por Inácio de Loyola, os índios ficaram mais pacíficos, pois estavam sendo catequizados nas chamadas "missões", isso facilitou a captura e o uso desses índios como mão de obra.
Portugal não obteve grande sucesso com o Brasil, o deixando de lado, a França aproveitou, fundou a França Antártica e a Equinocial, teve uma relação melhor com oa índios (tamoios). A Holanda também nn perdeu oprtunidade e fundou engenhos de açúcar no Nordeste.