Getúlio Vargas não chegou ao poder pelas vias democráticas de que maneira o presidente buscava legitimar o seu poder?
Respostas
Resposta:
Mudanças a partir do Estado Novo.
Explicação: "" Onde tem uma * é onde começa o estado novo, mas a história mostra como ele queria o poder a todos o custo "".
Início:
-Realmente Vargas chegou ao poder após um golpe de estado retirando o atual presidente Washington Luiz do cargo e assumindo no final de 1930.
Após assumir o mesmo Vargas queria ficar no governo durante muito tempo, mas decidiu fazer de uma forma autoritária não dando espaço para oposições. Assim aconteceu a revolução de 1932 onde houve passeatas e uma pressão enorme contra Vargas, em 1933 foi constituída eleições diretas por Vargas (pois não deixava diretamente, o autoritarismo que falei). Destaca-se que nas eleições de 1933 as mulheres pela primeira vez na história votaram e também uma mulher assumiu como Deputada Federal coisa também inédita no Brasil.
Com isso ele ganhou a "confiança" da população, dizem que o seu governo não era ruim, somente a forma autoritária o atrapalhava. em 1934 é sancionada a nova constituição por Vargas e de forma indireta os deputados elegem Vargas presidente.
Vargas assim consegue ficar mais 4 anos, após 1 ano em 1935 acontece a intentona comunista, Vargas interrompe essa tentativa de transformar o Brasil em uma ditadura. Em 1937 Vargas realiza o plano cohen que consistia em um militar chamado Cohen da URSS, estava na base do governo pegando informações para uma futura invasão das tropas da URSS no Brasil.
Com a atenção de todos para o fato, até porque já acontecera uma vez com a intentona, Vargas instaura o estado de sítio em 10 de novembro de 1937, criando uma nova constituinte e começando a era do Estado Novo.
*No Estado Novo não havia tempo para Vargas sair do poder, assim ele fez diversas obras no país, e de uma forma populista ganhava o carisma de todos, principalmente dos trabalhadores pois era quem ele mais ajudava com as leis favoráveis a classe.
Foi no Estado Novo a busca para legitimar o seu governo "eterno", ele comprava radio novelas com novelas que colocassem um patriota como protagonista, em peças de teatro mostrando todo o passado do Brasil, em musicas colocava o espírito patriótico nas pessoas Ex: (Trem das 11), e mudando principalmente a cultura popular para todos "pensarem" igual em um Patriotismo/Nacionalismo.
Essas mudanças foram tão radicais que, em sua morte, milhares saíram as ruas, dizendo que ele foi o melhor presidente que o Brasil já teve.