Um refletor parabólico, também por vezes designado por parabólica, é um tipo de superfície refletora utilizada para captar ou projetar energia associada a processos ondulatórios, como qualquer forma de radiação eletromagnética, som e outras formas de ondas de pressão. Quando ocorre reflexão especular, o refletor parabólico transforma uma onda plana incidente em uma onda esférica convergente sobre o seu foco.
As antenas parabólicas utilizadas na recepção de sinais de rádio e TV têm superfície refletora parabólica a fim de captar sinais de fontes distantes e fazer com que convirjam para no seu foco, onde há um mecanismo captador.
Sabemos, porém, que os refletores esféricos apresentam também a propriedade de refletirem raios que incidem paralelamente ao seu eixo, como normalmente se comportam os raios provenientes de fontes distantes, de modo tal que passem pelo foco da superfície refletora.
Analise as afirmativas abaixo sobre as superfícies refletoras esféricas.
I) As superfícies esféricas não são utilizadas como antenas somente devido à maior facilidade na produção de refletores parabólicos do que esféricos.
II) Os raios incidentes paralelamente ao eixo de um refletor esférico só são refletidos passando pelo foco para raios incidentes paraxiais, por isso os espelhos esféricos possuem pequena abertura angular (<10º), o que limitaria o tamanho de uma antena esférica e consequentemente a sua capacidade coletora.
III) Os espelhos esféricos apresentam aproximadamente o mesmo comportamento refletor que os espelhos parabólicos para uma região de pequena abertura angular (<10º) em torno de seu eixo óptico.
São corretas apenas a(s) afirmativa(s) :
Escolha uma:
a. I, II e III
b. I
c. I e II
d. II e III
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
letra D
Explicação:
acertei.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás