Respostas
Resposta:
AMIZADE
Mais que uma mão estendida
mais que um belo sorriso
mais do que a alegria de dividir
mais do que sonhar os mesmos sonhos
ou doer as mesmas dores
muito mais do que o silêncio que fala
ou da voz que cala, para ouvir
é, a amizade, o alimento
que nos sacia a alma
e nos é ofertado por alguém
que crê em nó.
Explicação:
Espero ter ajudado
A ciência do arroz com feijão
Sabe aquele prato clássico, sempre presente nas mesas das famílias brasileiras, o arroz com feijão? Pois bem, dedico este texto a esse manjar popular, quase patrimônio nacional. Isso porque trato, hoje, do tema "amizade", tipo de relação tão fundamental e saudável, tal qual o arroz com feijão (mesmo que tenha percebido como essa forma de vínculo mudou numa escala global nos últimos anos - especialmente após a introdução das redes sociais no cotidiano popular).
Ironicamente, acredito que elas contribuam para o aumento da superficialidade da amizade: hoje em dia, basta abrir uma janelinha no aparelho mais próximo para que seja lembrado por aplicativos como Facebook, por exemplo, de que hoje é o aniversário de um conhecido. Desse modo, as motivações para cativar o vínculo foram desfiguradas, isto é, negativamente alteradas: se, antes, desejávamos feliz aniversário a um amigo por nos importarmos de verdade, o fazemos agora porque um robozinho que nem conhecemos nos alerta para isso.
Ah, pontuo também que, assim como a popularização das redes sociais, a falta de tempo atrapalha muito no quesito "amizade" (e no preparo do arroz com feijão!). A preferência pela desumanização e artificialização dos meios - consequente dessa realidade atarefada em que vivem mais e mais pessoas - mostra-se cada vez mais recorrente, variando desde a forma de interagir com amigos até a maneira de se alimentar.
Finalmente, para encerrar essa refeição de observações com um leve sabor de espontaneidade, registro, aqui, um (na verdade, meu) veredito: se você quer uma vida mais feliz e equilibrada, recomendo que crie amizades mais "arroz com feijão", isto é, genuinamente saudáveis, simples e de confiança.
Essa produção é de minha autoria, mas se quiser falar que é seu, tá riléquis! Jajajajajaja