• Matéria: Física
  • Autor: kethrodrigues7274
  • Perguntado 7 anos atrás

Cite a aplicação dos conceitos físicos de movimento circular na bicicleta

Respostas

respondido por: MatheusGuedes179
0

Resposta: transmissão do movimento circular uniforme (MCU).

Explicação: um exemplo básico de transmissão de movimento circular, em que podemos ver que a roda A é composta por duas polias concêntricas, que fazem girar outras duas polias. Imaginemos que a roda A esteja ligada ao eixo de um motor, girando com velocidade constante, e que coloque em movimento, por meio de correias, as rodas B e C.

Primeiramente vamos analisar os movimentos dos pontos 1 e 2, que pertencem à roda A. Os dois pontos apresentam as seguintes características:

- frequências iguais, ou seja, f1 = f2;

- períodos iguais, T1 = T2;

- velocidades angulares iguais, ω1 = ω2;

- velocidades escalares diferentes – pois, quanto maior for o raio da circunferência, maior será o deslocamento escalar realizado no mesmo tempo. Dessa forma, v1 > v2.

vemos que o movimento da roda A é transmitido para as demais rodas, B e C, pelas correias. Vamos agora analisar o ponto 1 da roda A e o ponto 3 da roda B. Em relação a esses pontos podemos dizer que eles apresentam as seguintes características:

- velocidades escalares iguais, pois os pontos 1 e 3 são pontos em contato com a correia e possuem velocidade constante, ou seja, v1 = v2;

- velocidades angulares diferentes, pois a roda menor deve girar mais rapidamente para acompanhar a roda maior, portanto, ω3 > ω1;

- frequências diferentes, ou seja, f3 > f1;

- período diferentes, T3 < T1.

Perguntas similares