Na sala do trono surge uma apoteótica visão dos destinos históricos do país: de um lado, o imperador, Pedro II, investindo do exercício de seus direitos constitucionais; de outro, aqueles que seria os vícios, as calamidades (...) estes, por sua vez, fogem espavoridos para o inferno de onde haviam saído, a fim de ceder o lugar à sabedoria e à virtude do novo regime.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (adaptado)
A construção de uma consciência histórica evidenciada no texto tinha como objetivo:
A) associar bravura à imagem do imperador contra as invectivas das cortes portuguesas.
B) representar o novo governo, em função da continuidade das estruturas autoritárias.
C) desvencilhar a imagem do imperador da esfera da monarquia lusitana e austríaca.
D) recuperar a monarquia e a estabilidade governamental frente às desordens da República.
E) contrastar a ideia de prosperidade do 2º Reinado com a anarquia promovida pela Regência.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Respostas
A alternativa correta é a letra: E
O excerto apresenta a construção do governo de D. Pedro II (1840 – 1889), marcado pela “virtude e sabedoria”, em contraste com o governo anterior: a Regência (1831 – 1840), caracterizada pela instabilidade social, insurgências e guerras contra o poder central, representada no texto pelos “vícios e calamidades”.
A) O trecho da questão refere-se ao 2º Reinado de D. Pedro II, enquanto a alternativa faz alusão ao período do 1º Reinado, associando a independência do Brasil à “virtude e sabedoria”, enquanto as tendências recolonizadores seriam os “vícios e calamidades”.
B) Alternativa incorreta, já que D. Pedro II não perpetuou as estruturas autoritárias dos governos anteriores do Período Regencial e do 1º Reinado. Além de não ser possível tal associação com o conteúdo do excerto da questão.
C) Por mais que tenha havido tentativas de desvencilhar a imagem de D. Pedro II das suas raízes portuguesas e austríacas, o conteúdo do texto não faz referência a tal fato.
D) A alternativa faz alusão à passagem da República à Monarquia, fato que não ocorreu no percurso histórico do Brasil.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/12110227
https://brainly.com.br/tarefa/14831012
E) contrastar a ideia de prosperidade do 2º Reinado com a anarquia promovida pela Regência.
De acordo com o enunciado da questão é possível perceber que o governo de D. Pedro II, no período de 1840 a 1889 foi marcado pela lema de “virtude e sabedoria” que se encontrava em contraste com o anterior governo, que foi a Regência, de 1831 a 1840.
O período da Regência caracterizou-se por uma grande instabilidade social, por conflitos populares, além da ocorrência de guerras contra o poder central, tal poder tinha como representação o lema “vícios e calamidades”.
Bons estudos!