• Matéria: História
  • Autor: BrainlyTeam
  • Perguntado 7 anos atrás

Entrarão os hereges nesta igreja e nas outras; arrebatarão essa custódia, em que agora estais adorado dos anjos; tomarão os cálices e vasos sagrados, e aplicá-los-ão a suas nefandas embriaguezes; derrubarão dos altares os vultos e estátuas dos santos, deformá-las-ão a cutiladas, e metê-las-ão no fogo; e não perdoarão as mãos furiosas e sacrílegas nem às imagens tremendas de Cristo crucificado, nem às da Virgem Maria.

Pe. Antônio Vieira, Sermão pelo bom sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda, p. 14.. Acesso em 25 Set. 2019.

O sermão proferido pelo Pe. Antônio Vieira durante o período colonial revela a complexidade e especificidade da dinâmica social representado pelo(a)

a) invasão holandesa e a afirmação da contrarreforma católica na colônia.

b) combate aos infiéis e à evangelização dos escravos africanos.

c) rivalidade promovida pelo movimento reformista colonial e a difusão da moralidade cristã.

d) guerra justa e as condenações pelo Tribunal do Santo Ofício.

e) migração francesa para o Brasil e disseminação do calvinismo.

#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]

Respostas

respondido por: BrainlyTeam3
4

A alternativa correta é a letra: A

O sermão proferido pelo padre Antônio Vieira, no Brasil, está relacionado ao estabelecimento dos holandeses no nordeste da colônia, em um contexto de perseguição e repúdio da Igreja Católica aos protestantes, orquestrado pela Contrarreforma religiosa do século XVI.

B) O Pe. Antônio Vieira buscou alertar sobre os perigos da presença holandesa no Brasil através do sermão. Logo, o excerto não está relacionado à evangelização dos escravos africanos.

C) Não se observou, ao longo do período colonial, um desenvolvimento de movimentos reformadores que ameaçassem a hegemonia católica na colônia.

D) A Guerra Justa era um dispositivo de dominação e escravização do gentio que se recusa a aceitar à fé cristã e os hábitos europeus, além da não existência de condenações da inquisição no Brasil. Normalmente, o suspeito de heresia era levado à Europa, onde eram realizados os julgamentos.

E) O sermão não foi proferido contra a presença francesa na colônia, sendo essa ocupação praticamente inexistente à época do texto, já que os dois núcleos franceses no Brasil (França Antártica e França Equinocial) já haviam sido sufocados pela coroa portuguesa.

respondido por: bryanavs
0

O sermão proferido pelo Padre Antônio Vieira durante o período colonial revela a complexidade e especificidade da dinâmica social representado pela Invasão holandesa e a afirmação da contrarreforma católica na colônia , ou seja, letra A)

Vamos aos dados/resoluções:

O sermão proferido pelo padre Antônio Vieira, no Brasil, está claramente veiculado ao estabelecimento dos holandeses no nordeste da colônia, em um contexto de perseguição e repúdio da Igreja Católica aos protestantes, orquestrado pela Contrarreforma religiosa do século XVI.

Vou citar algumas das informações que ajudam a entender o fato :

(I) O Pe. Antônio Vieira buscou alertar sobre os perigos da presença holandesa no Brasil através do sermão. Logo, o excerto não está relacionado à evangelização dos escravos africanos.

(II) Não se observou, ao longo do período colonial, um desenvolvimento de movimentos reformadores que ameaçassem a hegemonia católica na colônia.

(III) A Guerra Justa era um dispositivo de dominação e escravização do gentio que se recusa a aceitar à fé cristã e os hábitos europeus, além da não existência de condenações da inquisição no Brasil. Normalmente, o suspeito de heresia eram levados à Europa, onde eram realizados os julgamentos e penas específicas.

e finalizando com ;

(IV) O sermão não foi proferido contra a presença francesa na colônia, sendo essa ocupação praticamente inexistente à época do texto, já que os dois núcleos franceses no Brasil (França Antártica e França Equinocial) já haviam sido sufocados pela coroa portuguesa.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares