O registro fotográfico, denominado “A origem do poder” faz alusão a um elemento do Regime Militar retratado na imagem do último presidente, João Baptista Figueiredo, durante a abertura política, vinculado(a) à
a) utilização de vestes civis pelos presidentes durante o período autoritário a fim de camuflar a imagem de um presidente sem legitimidade democrática no comando da nação.
b) consonância entre o poder civil e o poder militar representado pelo bipartidarismo.
c) manipulação do presidente pela elite do exército com o objetivo de consolidar as aspirações norte-americana em um contexto de bipolaridade das relações de poder.
d) corrupção e autoritarismo dos generais frente ao comando do Regime Militar.
e) vitória dos partidários do MDB ao eleger o primeiro presidente civil, iniciando, assim, o processo de redemocratização da nação.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Respostas
A alternativa correta é a letra: A
Uma das especificidades da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964 – 85) foi a construção de uma falsa ideia de democracia através de diversos elementos e dispositivos advindos da administração pública.
No caso específico da fotografia, vê-se o presidente e general João Batista Figueiredo, que nunca se apresentou em público utilizando uma farda ou qualquer outra peça do vestuário militar.
Porém, o fotógrafo buscou denunciar essa prática de manipulação ao flagrar um momento em que o presidente permanece à frente de um comandante do exército batendo continência.
A justaposição dessas duas pessoas transmite a ideia da real natureza do presidente, longe da natureza civil e democrática.
B) A alternativa não é compatível com as intenções da reprodução fotográfica apresentada na questão, além do bipartidarismo não representar a consonância entre poder civil e militar, mas sim o controle e ordenamento do legislativo pela estrutura política autoritária.
C) Alternativa contestável, em razão da não representação de um segmento superior do exército no documento. Além disso, o governo brasileiro no período apresentado não aspirava mais um alinhamento aos EUA, em função da bipolarização, em razão da condição decadente dessa ordem no contexto da produção fotográfica.
D) Não obstante a comprovação de corrupção em larga escala e o acentuado grau de autoritarismo durante a ditadura civil-militar, a intencionalidade do registro fotográfico não está especificada na alternativa.
E) O conteúdo da alternativa não apresenta compatibilidade com o documento apresentado na questão.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/17247793
O registro fotográfico, denominado “A origem do poder” faz alusão a um elemento do Regime Militar retratado na imagem do último presidente, João Baptista Figueiredo, durante a abertura política, vinculado(a) à a) utilização de vestes civis pelos presidentes durante o período autoritário a fim de camuflar a imagem de um presidente sem legitimidade democrática no comando da nação, ou seja, letra A)
Vamos aos dados/resoluções:
Uma das especificidades da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964 – 85) foi a construção de uma falsa ideia de democracia através de diversos elementos e dispositivos advindos da administração pública. No caso específico da fotografia, vê-se o presidente e general João Batista Figueiredo, que nunca se apresentou em público utilizando uma farda ou qualquer outra peça do vestuário militar.
Porém, o fotógrafo buscou denunciar essa prática de manipulação ao flagrar um momento em que o presidente permanece à frente de um comandante do exército batendo continência. A justaposição dessas duas pessoas transmite a ideia da real natureza do presidente, longe da natureza civil e democrática.
Em relação a alternativa letra b) mostra que a mesma não é compatível com as intenções da reprodução fotográfica apresentada na questão, além do bipartidarismo não representar a consonância entre poder civil e militar, mas sim o controle e ordenamento do legislativo pela estrutura política autoritária.
A letra c) é uma alternativa contestável, em razão da não representação de um segmento superior do exército no documento. Além disso, o governo brasileiro no período apresentado não aspirava mais um alinhamento aos EUA, em função da bipolarização, em razão da condição decadente dessa ordem no contexto da produção fotográfica.
Sobre a letra d) temos que não obstante a comprovação de corrupção em larga escala e o acentuado grau de autoritarismo durante a ditadura civil-militar, a intencionalidade do registro fotográfico não está especificada na alternativa.
E finalizamos com o conteúdo da alternativa não apresenta compatibilidade com o documento apresentado na questão.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)