Quando se fala sobre alfabetização e letramento, é importante entender que o letramento é um processo de alfabetização que perpassa por toda a vida do indivíduo. Ou seja, durante toda a vida, a pessoa é estimulada a ler e entender o que leu, pois vivemos em uma sociedade na qual a escrita está presente em todos os espaços, cumprindo funções, como a indicação de determinado ônibus, um cartaz com promoções comerciais, as cores do semáforo ou sinaleira, entre outros. Portanto, para que o indivíduo seja considerado letrado, precisa ser capaz de dominar o uso da escrita e da leitura no seu cotidiano, utilizando-as e compreendendo-as nos mais variados contextos. Em outras palavras, é necessário ler e entender o que leu. E isso só acontece quando ele desenvolve a capacidade de compreensão, interpretação, análise crítica e sabe se posicionar diante dos mais variados conteúdos encontrados em diferentes suportes e esferas de circulação.
Respostas
respondido por:
11
A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.
Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.
Bons estudos!
18003:
Muito obrigado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás