• Matéria: Administração
  • Autor: jeffersonnnn505
  • Perguntado 7 anos atrás

Gestores têm atitudes ambivalentes em relação a estoques. Se, por um lado, estes canalizam considerável quantidade de capital, por outro, proporcionam segurança em um ambiente complexo e cada vez mais incerto.

Sabe-se que é um risco manter grandes quantidades de itens estocados. Muitos deles podem se perder ou se tornarem obsoletos. No entanto, manter itens em estoque, podem garantir pronto atendimento às demandas, quer sejam dos consumidores, quer sejam da própria organização.

Um eficiente setor de estoque tem como característica principal a eliminação dos excessos de materiais sem comprometer a disponibilidade da matéria-prima. O planejamento de um setor como este leva em consideração os preceitos da administração de materiais que, desde a década de 80, vem sendo gradativamente incorporada pelos gestores de micros a grandes empresas.

O grande dilema de gestores e demais profissionais é: manter ou não estoques? Apesar dos custos e de outras desvantagens associadas à sua manutenção, não há dúvidas acerca da sua importância entre fornecimento e demanda.

Dê sua opinião:

Qual é a sua opinião em relação a estoques? Como podemos levar vantagem competitiva com uma gestão de estoque eficiente?

Participe!!!!

Respostas

respondido por: winederrn
7

Os estoques são necessários para entregar os produtos aos consumidores no tempo certo.

Desse modo, é possível ser competitivo por meio da gestão de estoques focada na redução de custos. A empresa que consegue reduzir custos fixos - como sistemas de informações gerenciais, contas de água, luz e prateleiras - também é capaz de ser competitiva e oferecer preços mais em conta para os consumidores.

Até breve!

Perguntas similares