O grande marco na educação do surdo ocorreu em 1994, através de um documento de referência mundial e orientador ao processo de inclusão. Em relação à situação do surdo, ele destaca a importância de uma Educação pautada no direito e reconhecimento da língua natural do indivíduo, que lança um novo olhar sobre a inclusão, no sentido de ampliar essa noção. Após análise do contexto acima; Assinale a alternativa que corresponde a este documento:
Respostas
Você esqueceu de completar o texto mas posso ajudar.
O Oralismo é uma corrente comunicativa muito utilizada na educação dos surdos no século XIX que perdurou até os anos 70.
Esta, consiste no ensino da língua materna através da imposição da oralização nos processos de aprendizagem do surdo. Dessa maneira, neste método é proibida qualquer manifestação que se diferencie da fala, como ocorre na comunicação gestual e utilização de mimicas.
A Comunicação Total, consiste na utilização dos sinais, leitura orofacial, amplificação e alfabeto digital no ensino da língua materna.
Sendo assim, nesta corrente comunicativa o surdo tem livre arbítrio para escolher qual manifestação de linguagem lhe é mais adequada para comunicar-se socialmente.
Resposta:
b) Declaração de Salamanca
Explicação/Continuação da pergunta :
Assinale a alternativa que corresponde a este documento:
a) Declaração universal do Direitos Humanos
b) Declaração de Salamanca
c) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
d) Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
e) Direitos de Cidadania
cabe acrescentar que um marco na educação da pessoa surda encontra-se na Declaração de Salamanca, de 1994, documento de referência mundial e orientador do processo de inclusão