A soberania alimentar deveria ser um direito incontestável, assim como o direito à alimentação saudável e culturalmente adequada, produzida de forma sustentável; no entanto, o modelo de desenvolvimento adotado pouco tem colaborado para seu alcance. Buscando fazer uma correlação entre o conceito de soberania alimentar e as práticas alimentares saudáveis, analise as afirmações, indicando V para verdadeiro e F para falso. I. O processo de desenvolvimento crescente da industrialização dos alimentos por grandes empresas e a comercialização centrada em grandes redes varejistas não favorece a soberania alimentar. II. O poder de venda e negociação de preços das redes de mercado diminuiu o poder dos agricultores quanto à negociação e preços. III. Defende o cultivo e produção de alimentos saudáveis, isento de agrotóxicos e sem origem transgênica. IV. O modelo de produção e consumo atual não protege a biodiversidade, muito menos as tradições agrícolas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a. F – V – F - V. b. V – V – F - V. c. V – F – F - V. d. V – V – V - V. e. F – V – V - V.
Respostas
respondido por:
4
O julgamento correto é: V, V, V e V.
A soberania alimentar deveria ser um direito incontestável, assim como o direito à alimentação saudável e culturalmente adequada, produzida de forma sustentável.
Porém, o problema de adotar medidas de produção de alimentos com menos agrotóxicos está no aumento dos seus preços, o que segundo o texto da questão poderia ser resolvido pela definição de preços por alguma entidade como o estado, mas, aí teríamos uma crise, pois os preços não refletiriam os custos e o valor real.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás