A invenção da fotografia, no século XIX, trouxe novas questões ao fenômeno da reprodução da imagem. Entre elas, a influência nos novos estilos artísticos que surgiram no fim do século. Em meio século, alterou-se o universo da pintura, da mesma forma que o cinema, em 1985, fez com que a fotografia tivesse que se redescobrir. Para Arago, o primeiro divulgador da descoberta, “o procedimento não passava de um utensílio, um auxiliar do trabalho científico posto à disposição de astrônomos, botânicos e arqueólogos. No entanto, Delaroche, pintor de batalhas até então no auge de sua carreira, saiu da sessão exclamando: ‘A partir de hoje a pintura morreu’” (DEBRAY, 1993, p.263). Debates desta ordem são frequentes na História da Arte, pois: *
Respostas
Resposta:e a arte brasileira do século XIX for analisada com vagar, serão notados três campos que tiveram que estabelecer amálgamas, mas que até o presente ainda não foram estudados como elementos desse conjunto complexo. Refiro-me às conexões que necessariamente tiveram de ser feitas entre o projeto de arte brasileira propugnado pela Academia Imperial de Belas-Artes (pautado na criação de uma iconografia enaltecedora do Estado Imperial e baseado nos códigos de representação consagrados pela tradição), o naturalismo e o realismo - tendências que, em maior ou menor grau, se opunham à idealização acadêmica, propondo como alternativa a esta última a captação "fiel" do real - e a formação paulatina de uma cultura visual nova no país, baseada no desenvolvimento das novas tecnologias de reprodução de imagens. A total complexidade da arte brasileira do século XIX somente será captada, portanto, se forem pensadas as conexões necessárias entre as "culturas da modernidade" - entendendo-se como tais o "naturalismo/ realismo" e as novas tecnologias da imagem - e o projeto conservador da Academia Imperial. Este texto não pretende, é claro, esgotar tal assunto, mas lançar algumas pistas para uma posterior avaliação mais detalhada da questão.
Explicação:
A alternativa A é a que melhor se refere ao uso da fotografia e seu desenvolvimento em relação a reprodução da imagem.
O conceito básico da fotografia pode ser entendido como uma expressão subjetiva de determinada ação feita por um ou mais indivíduos utilizando uma câmera, fato que possui total relação com o registro moderno da cultura em si e seus elementos, acompanhando artistas da música, da literatura, da pintura, do audiovisual, entre outros.
Por fim, a fotografia serve como meio de expressão, para que esse indivíduo, utilize sua criatividade em ação artística, podendo ela ser comercializada ou não, livre de direitos autorais.
Vale notar que você esqueceu as alternativas:
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/15716759
A) os processos técnicos que inovam as ideias de cada geração não liquidam obrigatoriamente com as das gerações anteriores. A fotografia, por exemplo, valorizou o trabalho dos pintores, pois a pintura moderna muda a partir de uma espécie de diálogo com a fotografia, apesar da invenção do cinema, que veio logo a seguir, não possuir nenhuma relação com a invenção da fotografia. (CORRETO)
B) a obra de arte pode ser superada pelas novas tecnologias de reprodução, tornando-se um objeto ultrapassado, pois nenhuma arte é imutável.
C) a fotografia foi apresentada pela primeira vez como recurso para auxiliar o trabalho da ciência, entretanto, sua utilização hoje se estende aos mais diversos campos de atividades. Da mesma forma, a criação do vinil impulsionou a indústria fonográfica e contribuiu para a divulgação das
composições musicais.
D) com a invenção da fotografia a arte da pintura perdeu sua função absoluta de retratar pessoas e acontecimentos importantes, o que de fato gerou uma crise nesta arte do mesmo modo que a música eletrônica vem contribuindo para a extinção gradativa da figura do músico.
E) a fotografia chegou para transformar o mundo das artes, retirando todo valor do original de cada obra pela divulgação de suas cópias. A fotografia e o cinema são técnicas que provam que os processos de reprodução da imagem podem ser cada vez mais sofisticados, os processos técnicos que inovam as ideias de cada geração não sofrem influência de invenções anteriores.