• Matéria: Pedagogia
  • Autor: simonecristinafernan
  • Perguntado 7 anos atrás

- Leia atentamente o texto seguinte e responda à questão 6:

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Trad. Regina A. de Assis. 28ª ed. São Paulo: Papirus, 2001. 124p.

Por Estefânia Fátima Duarte - Professora FUNEDI/UEMG

O pensamento infantil e o processo de construção e apropriação do conceito de número pela criança são os temas básicos desse livro.
A autora, que foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, propõe na introdução alguns conceitos piagetianos fundamentais para a compreensão da construção do número.
No capítulo 1, propicia ao leitor uma reflexão sobre a natureza do número. Logo em seguida, trata de discutir o para quê trabalhar a idéia de número (capítulo 2) e o como proporcionar à criança a construção do número (capítulo 3).
Ela destaca a importância da aprendizagem significativa, partindo de situações reais da sala de aula. No capítulo 4, Constance Kamii, grande divulgadora dos jogos como recurso para o “fazer” matemático em sala de aula, sugere situações escolares que estimulam o pensamento numérico das crianças. Finalizando, no Apêndice, ela nos propicia sérias reflexões acerca da autonomia, considerada por Piaget a finalidade da educação.
Numa linguagem clara e objetiva, Kamii nos convida a uma aventura pelo pensamento numérico da criança.
A leitura dessa obra é ponto de partida para professores da Educação Infantil, para pais, e para qualquer estudioso do processo de construção de conhecimentos matemáticos pela criança.
O ponto chave de seu trabalho é quando Kamii nos leva a um (re) pensar de nossa prática ao afirmar que “a estrutura lógico matemática de número não pode ser ensinada diretamente, uma vez que a criança tem que construí-la por si mesma”(KAMII, 2001:31)

6) Considerando a análise das características do gênero textual acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. (0,2)
I. O texto enquadra-se no gênero resenha crítica, conhecida também como resumo crítico ou recensão crítica, e o objeto resenhado por Constance Kamii é o livro “A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos.”
PORQUE
II. O texto é informativo, descritivo, e apenas resume as informações básicas do livro para conhecimento do leitor sem qualquer julgamento ou avaliação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

Sobre o texto do enunciado da questão, temos que a resposta certa é a: c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Isso porque temos que o texto trata sobre a resenha crítica de um outro texto.

Assim, é importante notar que a resenha crítica serve como forma de falar sobre um determinado texto colocando um resumo sobre o mesmo e também uma crítica.

Logo, temos que a referida resenha trata sobre processos previsto na educação infantil.

espero ter ajudado!

Perguntas similares