Leia atentamente o trecho que se segue: “Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias e a concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não improvisou [...] só se está apto a escrever quando se conhecem as regras e suas exceções. Há evidentemente um mínimo de gramática indispensável (grafia, pontuação, um pouco de morfologia e um pouco de sintaxe), mínimo suficiente para permitir certos hábitos de estruturação”. GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever aprendendo a pensar. 11. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983, p. 291. Considerando o trecho lido e os seus conhecimentos adquiridos, escolha a afirmativa correta.
Respostas
Resposta: A comunicação eficaz e eficiente por meio da linguagem escrita se dá a partir da estruturação de frases claras, coerentes e objetivas, visto que, nesta modalidade, a comunicação não se faz de modo imediato.
Explicação:
Escolha uma:
a. A troca imediata de experiências entre emissor e receptor deve ser apoiada na gramática para que a comunicação por meio da linguagem escrita seja eficiente.
b. A comunicação, por meio da linguagem escrita, nem sempre requer planejamento antecipado, pois com pouco conhecimento das regras gramaticais já é possível estabelecer comunicação eficiente.
c. A comunicação eficaz e eficiente por meio da linguagem escrita se dá a partir da estruturação de frases claras, coerentes e objetivas, visto que, nesta modalidade, a comunicação não se faz de modo imediato.
d. A comunicação eficaz e eficiente ocorre quando há um acordo prévio entre emissor e receptor.
e. A improvisação também faz parte da comunicação escrita, uma vez que ela faz parte do ato de pensar.
Resposta:
Leia atentamente o trecho que se segue:
“Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias e a concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não improvisou [...] só se está apto a escrever quando se conhecem as regras e suas exceções. Há evidentemente um mínimo de gramática indispensável (grafia, pontuação, um pouco de morfologia e um pouco de sintaxe), mínimo suficiente para permitir certos hábitos de estruturação.”
GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever aprendendo a pensar. 11. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983, p. 291.
Considerando o trecho apresentado e os seus conhecimentos adquiridos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na linguagem escrita, a comunicação para ser efetiva sua estrutura deve haver frases objetivas, coerentes passando clareza ao leitor.
PORQUE
II. Na modalidade escrita, a comunicação não se faz imediatamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Explicação:
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I CORRIGIDO NPELO AVA.