Respostas
Resposta:
Faça sempre aquecimento antes de fazer alongamentos. Se fizer alongamentos enquanto os músculos não estiverem quentes, poderá sofrer lesões musculares.
Sempre que fizer alongamentos deverá de os fazer de forma lenta e relaxada. Expire e inspire lentamente, apenas pelo nariz, enquanto se mantém a estirar os músculos. Sinta cada músculo a esticar pelo menos durante 30 segundos.
Nunca balance durante os alongamentos, pense no que acontecerá se fizer algo semelhante a um elástico: ele acabará por partir! E para além disso estará a provocar a contracção dos músculos que é o invés do pretendido. Por isso sempre que alongar mantenha-se estável na posição, em vez de balancear. Os exercícios de alongamento devem ser feitos devagar e cada movimento deve ir até ao máximo ponto (ponto onde se sente dor). Quando chegar a este ponto aguente, inspirando e expirando pelo nariz relaxadamente, durante pelo menos 30 segundos.
Deve seleccionar posições de alongamento seguras e que contribuam para um bom alinhamento da postura.
Alongar, por vezes implica algum desconforto, contudo não deve provocar dor aguda. De cada vez que alongar os músculos vá adicionando mais algum tempo ao alongamento e irá notar a sua flexibilidade a aumentar gradualmente.
Explicação:
1. Mude sua rotina
Se você trabalha por muito tempo sentado ou sem se movimentar, isso pode estar prejudicando sua flexibilidade corporal. Por isso, inclua alongamentos simples no seu dia e levante-se de hora em hora para fazer uma pequena caminhada. E, claro, preste atenção na postura.
2. Alongue-se
É preciso alongar-se diariamente, principalmente ao acordar e antes e depois de exercícios físicos. Mesmo com movimentos simples, esforce-se ao máximo e mantenha a posição por alguns segundos. Porém, lembre-se de que não é normal sentir dor. Caso sinta, o movimento não está sendo realizado corretamente.

3. Respire corretamente
A respiração adequada ajuda no relaxamento dos músculos e articulações, o que influencia na amplitude dos nossos movimentos. Por isso, repare na forma como você respira durante o dia, mas, principalmente durante os alongamentos e exercícios. Não descuide da respiração: inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca.
4. Beba muita água
Nosso corpo é composto principalmente por água. Então, para que nossos músculos funcionem adequadamente é necessário que o nosso corpo esteja hidratado. Por isso, pessoas desidratadas estão mais propensas a terem lesões. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.