A vivência do Torém pode ser uma experiência estética, que considera como ponto de partida a corporeidade deste processo. É preciso atentar-se para a descrição das cenas, dos gestos, da música, da linguagem, do figurino, da pintura corporal, e de outros elementos internos e externos que compõe o ritual (PEREIRA, GOMES, 2008).
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto. Dança encantada e de resistência: (trans)significações corporais no Torém dos índios Tremembé. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 120-129, 2018.
Considerando o fragmento acima, analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas.
I. Um dos objetivos das danças indígenas é curar doenças.
II. A formação circular é predominante na dança do Torém.
III. Os índios Tremembé utilizam chocalhos durante a dança do Torém.
IV. O Torém é uma dança particular dos índios que compõem a tribo Pataxó.
V. É possível dispensar a abordagem dos gestos específicos do Torém, já que o aspecto primordial do ensino dessa dança é sua história.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, F, F, V.
Alternativa 2:
F, V, V, V, F.
Alternativa 3:
F, V, V, F, V.
Alternativa 4:
V, F, F, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V, F, F.
Respostas
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67
Alternativa 5: V, V, V, F, F.
Um dos mais importantes objetivos das danças indígenas consiste na cura de doenças. Um importante exemplo é a dança do Torém, em que a formação circular tem um caráter predominante. Durante a dança do Torém, os índios da tribo Tremembé fazem a utilização de chocalhos.
Mesmo podendo ser classificada como uma experiência estética, a dança do Torém também tem grande relação com a corporeidade do processo como um todo.
Bons estudos!
daianekasinger:
Concordo!
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28
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
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