Respostas
Durante a idade média, após a divisão do imperio Romano em Ocidental e Oriental, a parte ocidental da Europa sofreu muito com a restrição dos estudos por demando da Igreja Catolica.
O príncipal foco de estudos desta área da Europa nesta época eram baseados em pensadores da época como Santo Agostinho que era uma releitor de platão, e platão por sua vez não era um grego tão ligado a matemática como Aristoteles por exemplo.
Já o lado Oriental do Império Romano sofreu muita influencia de diversas culturas que mantiveram estudos importantes de todas as áreas e se dedicavam aos estudos de Aristoteles, principalmente o Árabes, que os ricos da época financiaram o sustento das casas de sabedoria.
Uma das principais áreas de estudo da matematica que não se perdeu graças aos árabes foi a trigonometria, pois Ptolomeu já havia iniciado este estudo na grécia por meio do estudo de arcos, porém era muito pouco pratico. Com estes estudos levados mais a frente, os arcos de Ptolomeu se tornaram o que chamamos hoje de seno, e foi criado para auxiliar também, o cosseno e a tangente.
E não podemos deixar de falar sobre Algebra que foi completamente criada nas Casas de Sabedoria árabes, além dos numerais que usamos até hoje serem simbolos árabes.