Respostas
Resposta:
- No tocante ao bioma, a região Meio-norte é uma área de transição entre a floresta amazônica equatorial e o semiárido do sertão. Há também, na área norte desta sub-região, uma faixa de transição entre o Cerrado e a Caatinga.
- Com relação à vegetação, destacam-se as palmeiras de carnaúba e babaçu, buriti e oiticica. Está área, com este tipo de vegetação, é conhecida como Mata dos Cocais e prevalece no Maranhão. Há também muitas árvores típicas da floresta amazônica (principalmente na região oeste do Meio-Norte).
- Entre as principais cidades localizadas no Meio-Norte nordestino, podemos citar: São Luís (capital do Maranhão), Teresina (capital do Piauí), Imperatriz (MA), São João de Ribamar (MA), Paranaíba (PI) e Timon (MA).
- O clima que prevalece nesta sub-região é o tropical úmido com verão úmido e inverno seco. A região litorânea tem índice de chuva elevado (média de 1.900 mm por ano). Já a área próxima ao sertão tem índice pluviométrico baixo (em torno de 650 mm por ano).
- A temperatura média anual no Meio-Norte é de 28°C.
- Os principais rios desta sub-região são: rio Araguaia, Parnaíba, Pindaré e Grajaú.
- Nas capitais (Teresina e São Luís) há uma economia desenvolvida e dinâmica (indústrias, serviços, finanças e comércios). Já na região interior, prevalece o extrativismo vegetal, agricultura e pecuária extensiva.
- Com relação ao relevo, a área norte é marcada pela presença da Planície Costeira. Já a área centro-norte é caracterizada pela presença de planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba.
A vegetação predominante é a Mata dos Cocais, com a ocorrência da Floresta Amazônica, a oeste do Maranhão, e o semiárido, na região da Caatinga, sendo a Mata dos Cocais uma zona de transição