O capitalismo natural é uma das principais abordagens da gestão socioambiental estratégica vinculadas ao meio ambiente.
Analise os itens a seguir:
I. O ambiente natural é um invólucro que contem, abastece e sustenta o conjunto da economia.
II. Crescimento radical da produtividade dos recursos como chave do emprego mais eficaz das pessoas, do dinheiro e do ambiente natural.
III. O crescimento do PIB maximiza o bem-estar humano.
IV. As preocupações com a saúde do ambiente natural são importantes, mas devem equilibrar-se com as exigências do desenvolvimento econômico.
V. A sustentabilidade econômica e ambiental depende da superação das desigualdades globais de renda e bem-estar material.
Dos itens acima, quais são pressupostos do capitalismo natural?
a.
I, II e IV
b.
I, II e III.
c.
I, II e V.
d.
I, III e V.
e.
II, III e IV.
Respostas
b.
I, II e III.
O capitalismo natural é compreendido como a corrente que prega pelo lucro acima de tudo, sobretudo em relação a questões socioambientais, de forma que as empresas extraiam o máximo de recursos da natureza, e existência a manutenção das desigualdades sociais.
Todavia, sabe-se que trata-se de uma tendência já ultrapassada, uma vez que o desenvolvimento sustentável tem sido inclusive apontado como obrigação das empresas em alinhamento com a sustentabilidade.
Resposta:
e) I, II e V.
Explicação:
No capitalismo natural deve existir um equilíbrio entre o crescimento econômico e a sustentabilidade, levando em conta também os aspectos sociais. Além destes pressupostos existem outros, dentre eles: os fatores limitantes do desenvolvimento econômico são a disponibilidade e a funcionalidade do capital natural; o crescimento desmedido da população e o consumo excessivo são causas primárias da perda do capital natural.