Giovana é empresária e mantém uma sofisticada e lucrativa loja de sapatos femininos e masculinos em um shopping center de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Recentemente ela se casou e preparou uma grande festa, que lhe rendeu ótimos presentes. Seu sonho era fazer uma viagem de núpcias pela Turquia e assim o fez, gastando bastante dinheiro nessa viagem.
No momento da compra do pacote de viagens na agência de turismo, o vendedor deu a sugestão para Giovana realizasse o faturamento e o pagamento desse pacote de turismo por sua empresa, uma vez que, em razão de políticas internas da agência de viagem, haviam vantagens para viagens "corporativas" maiores do que as viagens a pessoas físicas, naquele momento. Giovana aceitou a sugestão e, com isso, pagou cerca de 20% menos no pacote de viagem para a Turquia.
No caso, de acordo com a definição de "despesas" para a Contabilidade, é possível considerar esse gasto como uma "despesa" na Contabilidade da empresa da Giovana?
a)Não, de acordo com o relato do enunciado, esse gasto não é uma despesa para a loja de sapatos da Giovana.
b)Sim, perfeitamente. Esse gasto é relacionado com a proprietária da empresa, que detém 100% do capital social, portanto, pode ser considerado uma despesa.
c)Sim, pode ser considerado uma despesa, caso de fato, em documentos, notas fiscais, cheques, transferências bancárias e outros, seja realizado pela empresa. Não pode haver, por exemplo, uma nota fiscal emitida para a empresa com um pagamento realizado via transferência bancária da conta-corrente pessoal da Giovana.
d)Não, esse gasto não pode ser considerado despesa, mas pode ser considerado um custo para a loja de sapatos da Giovana.
e)Não, esse gasto não pode ser considerado despesa para a loja de sapatos da Giovana, a menos que a própria faça uma devolução do dinheiro para a empresa.
Respostas
respondido por:
34
Resposta:
letra A
Explicação:
não tem relação nenhuma com a loja
respondido por:
14
Resposta:
Letra A (corrigido)
Explicação:
O gasto com a viagem de núpcias da Giovana não tem relacionamento nenhum com o esforço para administrar e manter a sua loja de sapatos. Para uma despesa poder ser reconhecida como tal, se faz necessário que seja um gasto planejado e com o objetivo de produzir receitas para a empresa.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás