QUEM SE LEMBRA DE TER DE DECORAR A TABUADA? Fatos fundamentais de multiplicação e divisão Para resolver este desafio responda aos questionamentos abaixo: 1. Você aprendeu a tabuada com qualidade? 2. Achou o processo fácil? Conte um pouco sobre ele. 3. Você acha importante a criança memorizar a tabuada atualmente? 4. Na sua prática, ou de um colega, ou pela experiência com filhos ou mesmo por ouvir falar, como está hoje esse processo de aprendizagem da tabuada na escola? Em geral, as crianças aprendem com facilidade ou não? Como são as práticas que você conhece para se ensinar tabuada? 5. Para que a aprendizagem da tabuada seja significativa, como você define o papel do(a) professor(a) e da criança neste processo? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
1) Sim aprendi com louvor, glória e excelência.
2) Sim pois contas que eu demorava 5 minutos para fazer, passei a fazer em 45 segundos.
3) Sem dúvida a tabuada é fundamental para o bom ensino de aritmética. Quem aprende aritmética bem, aprende álgebra bem, geometria bem e trigonometria também. Aqui a tabuada é essencial pois ela ensina qual é a forma correta de fazer as 4 operações mostrando a toda a particularidade das mesmas.
4) Com o advento das modernas teorias pedagógicas como o construtivismo e o sócio construtivismo que coloca o aluno como centro da aprendizagem, a tabuada não pode ser mais ensinada pois segundo esses modelos educacionais, o professor é mais um facilitador e mediador da aprendizagem do que uma autoridade de modo que corrigir um aluno é sinal de opressão ( basta ler Paulo Freire para ter dimensão disso).
5) As crianças aprendem com dificuldade pois não são todos os professores que tem o conhecimento básico necessário para ensinar a criança corretamente, além disso muitos docentes da área de ciências da educação segundo Howard Gardner possuem a inteligência do tipo linguística ou seja, aptidão para as ciências humanas de modo que as ciências exatas não são muito bem vindas para quem tem esse determinado tipo de inteligência e isso reflete na prática pedagógica de tais professores no primeiro ciclo do ensino fundamental. Hoje a tabuada pode ser ensinada a partir da vivência e das situações provocadas pelas pergunta do professor.
5) Segundo Paulo Freire, a aprendizagem significativa é aquela a qual o aluno interioriza o conhecimento mediante as experiências proporcionadas pelas situações do cotidiano.
Resposta:
1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal. Porém, a resposta esperada é que normalmente a tabuada era decorada, o professor fazia avaliações orais e não existia a compreensão da ideia antes da memorização.
3. Sim, mas este não pode ser um processo mecânico. Apesar da compreensão do processo e aquisição da habilidade de resolver fatos de multiplicação e divisão, a criança precisa ter agilidade em buscar esse conhecimento, a fim de resolver os problemas que lhe são colocados.
4. Algumas crianças chegam aos anos finais do ensino fundamental e ainda não sabem tabuada. Atualmente, está muito mais difícil de elas aprenderem. As professoras dão jogos, tabelas, pedem para elas estudarem, dão atividades e avaliações escritas, mas não obtêm muitos resultados. Muitos educadores dizem que se a criança entendeu o processo de multiplicação e divisão, não é preciso cobrar que decorem.
5. O professor deve propor desafios contextualizados, próximos da realidade do aluno, conhecer seu conhecimento prévio em relação à ideia de multiplicação e divisão. A partir deste conhecimento prévio, planejar atividades desafiadoras que favoreçam o pensamento individual e coletivo e o conflito mental para que as construções sejam significativas. O professor deve usar diferentes recursos, porém de forma desafiadora: jogos, quadros, material dourado, fichas, etc., pois não adianta usar materiais diversos de forma mecânica. As atividades devem ser planejadas, conforme a etapa trabalhada, com a utilização de material concreto, semiabstrato e abstrato. A aplicação de conceitos construídos deve permear o processo de aprendizagem, quando as habilidades, referentes aos fatos fundamentais e às estratégias de memorização destes, forem desenvolvidas nas crianças.