• Matéria: Filosofia
  • Autor: mayanahsb
  • Perguntado 7 anos atrás



Leia as alternativas e aponte quais são verdadeiras e quais são falsas.

I. Os filósofos pré-socráticos são conhecidos como filósofos da physis. Esses filósofos produziram um pensamento que se ocupava do início de todas as coisas, assim como o modo como elas se desenvolvem e a finalidade desse processo.
II. Os filósofos pré-socráticos tratarem da origem e do desenvolvimento do universo. Porém não foram os primeiros. Antes deles existiam cosmogonias, mas através dos mitos.
III. As explicações do mundo elaboradas pelos pré-socráticos repetem a estrutura dos mitos porque propõem uma narrativa sobre a origem do mundo.
IV. O surgimento das explicações racionais do mundo marca o nascimento de uma forma diferente de pensar a realidade. Porém, esse ponto de vista é complementar ao mito e apresentam-se como métodos iguais de pensar a realidade.
V. A proposição “Tudo é água” é uma proposição filosófica e racional pois está contida a proposição universal sobre a realidade.

O que há em comum entre Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, Heráclito e Parmênides? Todos esses filósofos propõem uma explicação racional do mundo.



a) I, II e V


b) I, II e IV


c) I, III e V


d) II, III e V


e) III e V

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
11

I, II e V são verdadeiras.

Os filósofos pré-socráticos, também conhecidos como Filósofos da Physis (ou Filósofos da Natureza) representaram uma quebra de paradigma na Grécia Antiga, se afastando das explicações mitológicas (que não eram racionais) e passando a buscar explicações humanas para os fenômenos. Nisto desenvolveram sistemas cosmogônicos que eram diferentes daqueles do mito pelo método aplicado.

III e IV são falsas, já que os pré-socráticos empregam outra metodologia, que não aquela dos mitos, e buscam uma separação radical destes, não os aceitando como base do seu pensamento.

É correta a alternativa A.

Perguntas similares