Após a Segunda Guerra Mundial e o período de tensão político - militar conhecido como Guerra Fria, os Estados Unidos se firmaram como grande potência econômica mundial. Contudo, recentemente, uma nova grande potência ameaça o posto norte americano.
Analisando o atual cenário político-econômico mundial, qual pais asiático tem ameaçado o posto dos Estados Unidos de maior potência econômica?
A
Coreia do Sul
B
Coreia do Norte
C
Rússia
D
China
E
Japão
Respostas
Resposta:
Alternativa (D)
Explicação:
A economia chinesa desenvolveu-se rapidamente a partir da reforma de seu governo, com o quase fim a Guerra Fria. Antes o país restringia-se do comércio internacional e se privava à URSS e demais aliados, porém após fora estabelecida uma forte Economia de Mercado e uma série de reformas em sua economia que impulsionaram seu setor privado/estatal e diminuiu o desemprego. O país por não ter recursos naturais suficientes para sua grande população, começou a importar alimentos e insumos das outras nações, e também começou a exportar bastante minérios e outros produtos provenientes da agricultura (não podemos deixar de citar o grão de arroz), esse processo chamou atenção das empresas multinacionais, investidores e outros países para a economia chinesa, que rapidamente dominou o setor tecnológico. Com os investimentos em educação para a população chinesa, diminuição do desemprego e uma economia de mercado muito forte, o país começou a ganhar mais espaço no cenário econômico mundial, resultando no crescimento de seu PIB (Produto Interno Bruto) que ultrapassou potências como Alemanha, Japão e França, ficando em segundo lugar no ranking mundial, apenas atrás dos Estados Unidos, que pode perder este lugar com rápido desenvolvimento chinês.