• Matéria: Filosofia
  • Autor: YuukiIzumi
  • Perguntado 7 anos atrás

O que compreende o período pré-socrático?

Respostas

respondido por: dudafaria27
2

Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo.

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do originário de todo o Universo.

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente. Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo, não se conteve com as explicações cosmogônicas fornecidas pela mitologia grega para explicar a origem de tudo, e parte para uma observação natural em busca de um princípio racional de tudo que fizesse sentido. Sua atitude dá início à Filosofia há, aproximadamente, 2600 anos.

Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos por se situarem, cronologicamente, antes de Sócrates, o qual modificou os rumos da Filosofia grega. O período Pré-Socrático também é chamado de Cosmológico, pois os filósofos estavam buscando uma origem racional para o Universo, que, no vocabulário grego antigo, pode ser traduzido pela palavra cosmos a origem de tudo, e parte para uma observação natural em busca de um princípio racional de tudo que fizesse sentido. Sua atitude dá início à Filosofia há, aproximadamente, 2600 anos.

Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos por se situarem, cronologicamente, antes de Sócrates, o qual modificou os rumos da Filosofia grega. O período Pré-Socrático também é chamado de Cosmológico, pois os filósofos estavam buscando uma origem racional para o Universo, que, no vocabulário grego antigo, pode ser traduzido pela palavra cosmos.

respondido por: pedro2605
2

O período pré-socrático é um momento da história da antiguidade grega durante o qual filósofos se dedicavam à obtenção de explicações acerca da natureza (physis), a partir de sua observação, em vez de recorrer aos mitos. Um dos conceitos bastante familiares aos filósofos pré-socráticos é o da arché - o princípio de todo o meio natural.

Para alguns pensadores dessa vertente, como Tales de Mileto, a arché seria a água, de modo que essa substância teria dado origem a toda a natureza. Por outro lado, Pitágoras, por exemplo, acreditava que os números seriam a arché.

O período pré-socrático recebe esse nome porque boa parte dos pensadores de tal corrente filosófica foi anterior a Sócrates, embora tenha havido pré-socráticos contemporâneos a ele.

A partir de Sócrates, houve uma mudança de foco: os filósofos passaram a se dedicar menos a explicações referentes à natureza e a se interessarem mais pela investigação do ambiente da pólis, a cidade-Estado grega. Dessa forma, Sócrates, Platão e Aristóteles discorreram sobre arte, política, ética, etc.

Perguntas similares