Bronislaw Malinowski , fundador da etnografia, advogava a necessidade de uma distância geográfica e cultural entre observador e observado como garantia da objetividade. Posteriormente, à medida que antropologia se desenvolvia, outras possibilidades de trabalho de campo surgiam, ampliando o campo de investigação dos antropólogos. Desse modo, pode-se afirmar que:
1. A Antropologia se dedica ao estudo do outro com base num olhar distanciado sobre a alteridade, no esforço de compreender povos mais ou menos distantes, mais ou menos próximos, até grupos no interior da sociedade do próprio antropólogo. No último caso, esta distância precisa ser construída metodologicamente, isto é, por meio de um processo de “estranhamento do familiar”.
2. A curiosidade inicial do viajante e do aventureiro, durante a pré-história da antropologia, alimentou gradativamente a formação de uma ciência, a Antropologia, na medida em que a pesquisa acerca do “outro” atingiu uma reflexão sobre a natureza humana, sobre as similitudes e as diferenças entre as sociedades humanas.
3. A antropologia moderna, que se consolida no século XX, tem por base de seu trabalho de pesquisa o conceito de alteridade e a recusa da visão de que o outro seja um “selvagem” ou um primitivo, considerando que isso é uma representação caricatural da diferença entre a sociedade do etnógrafo e a dos outros.
A alternativa correta é:
A. Apenas a 2 está correta.
B.Todas estão corretas.
C.Apenas a 3 está correta.
D.Apenas a 2 e 3 estão corretas.
E. Apenas a 1 está correta.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D está correta.
Notamos que Malinowski utilizou o método de observação-participante a partir de um paradigma funcionalista com o objetivo de estudar as instituições dando caráter científico a cada uma delas.
Deste modo, para o autor, a antropologia deve proporcionar suporte técnico para a interpretação dos povos estudados, ou seja, ele compara brevemente o papel do antropólogo com historiadores da pré-história que estabelecem uma linha do tempo na medida que encontram objetos de um povo, sendo esse o papel do pesquisador de antropologia, fornecer auxílio no trabalho para os grupos de pesquisa.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás