Segundo Bay (2016), existem diversos motivos que podem explicar o porquê de existirem tantas discussões acerca da arte: “As inúmeras respostas variam desde a função da arte como substituta da vida, mantenedora de equilíbrio com o meio, caminho para o alcance da totalidade, anseio de união da individualidade com o social; passam pela busca da verdade permanente expressa na arte, de algo que tenha significação transcendente, para além da simples descrição do real; e alcançam o entendimento de que o homem necessita da arte [...].”
BAY, D. M. D. Arte & sociedade: pinceladas num tema insólito. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 7, n. 78, p. 2-18, mar. 2006. p. 6.
A partir da leitura do trecho apresentado, assinale a alternativa correta.
A arte faz parte do transcendente, por isso não pode ser compreendida.
A arte não está inserida nas discussões sociais.
A arte é uma dádiva divina e apenas as pessoas com dom natural são capazes de produzir obras de arte.
A arte deve se configurar como uma representação do mundo real no qual o artista está inserido.
A arte pode assumir diversas configurações, variando conforme o contexto social.
Respostas
respondido por:
1
É correta a alternativa 5.
É difícil dar uma definição precisa e clara do que seria a arte por ser a arte um fenômeno que varia de contexto para contexto, não tendo uma única interpretação possível ou uma única forma existente em todas as culturas, povos e períodos históricos.
Quando falamos de arte estamos falando de coisas tão diferentes quanto a música, escultura, arquitetura e teatro, de modo que qualquer definição teria que, ao mesmo tempo, dar conta de todas estas coisas (que são diferentes de cultura para cultura, ou mesmo entre regiões de um mesmo país).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás