"Em suma e no essencial, todos os grandes acontecimentos da chamada "era dos descobrimentos", articulam-se num conjunto que não é senão um capítulo da história do comércio europeu. Tudo que se passa são incidentes da imensa empresa comercial a que se dedicam os países da Europa a partir do século XV, e que lhes alargará o horizonte pelo oceano afora..." (PRADO JR., 2000, p. 11)
Com base no trecho acima, responda: Em que se diferenciou o projeto colonizador de Portugal do projeto colonizador da Inglaterra na América?
Respostas
Resposta: resposta padrao
O modelo de colonização portuguesa se diferenciou da colonização inglesa na América, porque Portugal, desde o início, não teve intuito de desenvolver nenhuma grande sociedade nestes trópicos, mas apenas explorar as riquezas da terra. Não houve a transferência de famílias de colonos portugueses para a América, e sim de indivíduos para administrar essa exploração. Por isso convencionou-se chamar o investimento de Portugal na América de colônia de exploração, diferenciando-se do adotado na América do Norte, onde foram implantadas colônias de povoamento
Resposta:
O modelo de colonização portuguesa se diferenciou da colonização inglesa na América, porque Portugal, desde o início, não teve intuito de desenvolver nenhuma grande sociedade nestes trópicos, mas apenas explorar as riquezas da terra. Não houve a transferência de famílias de colonos portugueses para a América, e sim de indivíduos para administrar essa exploração. Por isso convencionou-se chamar o investimento de Portugal na América de colônia de exploração, diferenciando-se do adotado na América do Norte, onde foram implantadas colônias de povoamento.
Explicação: