existe uma imensa variedade de fungos nos ambientes úmidos, nas águas, nos troncos das árvores. Os fungos sapróbios são aqueles que:
Respostas
Resposta:
dependem de outros fungos de espécies diferentes para sua sobrevivencia
Explicação:
acho q mutualismo ou comensalismo
Fungos e bactérias saprobiontes são os engenheiros nos processos de decomposição. Na biosfera, o habitat mais rico em fungos é o solo. A principal função desses organismos no solo é a degradação da matéria orgânica, tendo um papel importante na degradação da celulose e da lignina, gerando biomassa proteica ou mesmo servindo como alimento para outros organismos (Roitman et al., 1991).
Quando plantas crescem e produzem novas folhas, frutos, galhos e lenho, eles utizam os escassos nutrientes como nitrogênio para a produção dos novos tecidos.
Ao longo do tempo, sem os processos de decomposição, muito nitrogênio ficaria preso nas folhas e outros tecidos que não haveria nitrogênio suficiente disponível para a planta produzir novas folhas, ramos e madeira. A superfície do solo seria repleta de folhas mortas e madeira acumulando-se indefinidamente.
Fungos e bactérias são os maiores organismos decompositores de folhas mortas e outro material orgânico. Todas as coisas vivas são consideradas orgânicas.
A decomposição é um processo complexo. A matéria orgânica é quebrada em dióxico de carbono e formas minerais de nutrientes como o nitrogênio.
É também convertida em nutrientes necessários para a construção de células fúngicas e bacterianas e seus processos reprodutivos. Esses organismos decompositores recebem o nome de saprobiontes ou sapróbios.