Não só os filmes de terror empregam a técnica do espelho em suas cenas, os de comédias também. Como você faria parar criar uma cena cômica de um personagem na frente de um espelho “invisível” usando dois atores? Que aspectos da reflexão você deveria empregar para garantir a veracidade da situação?
Respostas
Os dois atores devem possuir o mesmo tamanho e forma, para atender à característica de simetria entre imagem e objeto. Ao se moverem devem respeitar enantiomorfismo do espelho plano.
Um espelho plano constitui-se em uma superfície plana de reflexão que possui como principais características a regularidade da reflexão, enantiomorfismo e a simetria entre objeto e imagem.
Assim, podemos afirmar que o tamanho da imagem formada em um espelho plano é equivalente ao tamanho do objeto. Podemos afirmar também que a distância do objeto ao espelho é igual à distância da imagem formada até o espelho.
Logo, os dois atores deverão ter o mesmo tamanho e se posicionarem à mesma distância do "suposto espelho invisivel".
O enantiomorfismo no espelho plano faz com que a imagem e o objeto tenham uma simetria inversa. Assim a imagem do objeto formada apresenta-se invertida da esquerda para a direita.
Dessa forma, enquanto um ator levanta o braço direito, o outro ator deve levantar o braço esquerdo.