fitoplàncton pode ser definido como um conjunto de organismos microscópicos
autótrofos que vivem próximo à superfície das águas. Sobre o fitoplancton, responda:
a) Quais são seus principais componentes?
b) Qual é a importância ecológica desses organismos?
c) Por que o fitoplancton é encontrado próximo à superfície e não em grandes profundidades?
Respostas
Resposta:
a)O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.
b)Por viver em ambientes aquáticos – tanto em ambiente límnico (lagos, por exemplo) como marinho –, o fitoplâncton apresenta uma série de adaptações que lhe garante a sobrevivência na coluna d'água. Alguns desses micro-organismos, por exemplo, possuem flagelos que ajudam na locomoção; outros, por sua vez, possuem vacúolos de gás que auxiliam na flutuação, enquanto alguns deles apresentam mucilagem, que envolve as células e garante proteção, flutuação e locomoção.
c)O fitoplâncton apresenta uma grande quantidade de formas de vida e tamanhos, e essas características podem ser usadas para a sua classificação. De acordo com o tamanho, podemos classificar o fitoplâncton em:
Picoplâncton: Apresenta tamanho de 0,2 a 2 µm.
Nanoplâncton: Apresenta tamanho de 2 a 20 µm.
Microplâncton: Apresenta tamanho de 20 a 200 µm.
Mesoplâncton: Apresenta tamanho de 200 a 2000 µm.
Quando analisamos a forma de vida desses animais, podemos classificá-los em unicelulares, coloniais ou filamentosos. Os unicelulares são aqueles que vivem isoladamente; os coloniais são aquelas formas em que se observa um agregado de células com certa independência; e as filamentosas formam sequências de células lineares ou ramificadas.