• Matéria: Biologia
  • Autor: lcnascimento37
  • Perguntado 7 anos atrás

Enunciado:Sabrina percebeu que seus lóbulos são aderentes, mas seus irmãos e pais não apresentavam essa característica. Ela descobriu que poderia consultar um geneticista e este construir um heredograma para entender se essa característica seria genética ou não. O heredograma construído pelo geneticista a partir de dados levantados por Sabrina constatou que ela era a terceira geração.Entre os familiares de Sabrina, alguns têm o lóbulo da orelha livre, enquanto outros têm o lóbulo aderente, conforme demonstrado no heredograma abaixo:Com base no exposto e no que estudou na disciplina:A) Analise o heredograma e aponte qual é a característica dominante e qual é a recessiva. B) Dê os genótipos dos indivíduos: I. 1; I. 2; II. 4; III. 4

Com base no exposto e no que estudou na disciplina:

A) Analise o heredograma e aponte qual é a característica dominante e qual é a recessiva. (1,5 ponto).

B) Dê os genótipos dos indivíduos: I. 1; I. 2; II. 4; III. 4 (1,5 ponto).

Respostas

respondido por: rodrigosr12
1

  Para responder essa questão precisamos da representação do heredograma da família de Sabrina, o qual está anexado à resposta.

  A característica de lóbulo livre é dominante sobre a característica de lóbulo aderente, que é recessiva.

  Podemos afirmar isso pois analisamos no heredograma que um casal sem a característica de lóbulo aderente teve um filho com essa característica. O casal em questão é o II - 4 e 5, que são heterozigotos (Aa) e geraram um filho com lóbulo aderente, o III-4.

 Os genótipos são I-1 = Aa (já que não possui o lóbulo aderente mas tem um filho com essa característica, que é recessiva), I-2 : aa (pois possui lóbulo aderente), II-4 : Aa e III-4 :aa , como foi explicado acima.

Anexos:
Perguntas similares