Respostas
Resposta:
O sistema de lagoas aereadas é uma das formas de tratamento de esgoto que requer menor área quando comparada com as lagoas de estabilização sem aeração (facultativa e anaeróbia), além de apresentar maior simplicidade de operação do que o sistema de lodos ativados e suas variantes. Mesmo assim, não é um processo de baixíssimo custo, pois consome energia elétrica, demanda controle operacional e gera mais lodo do que as lagoas de estabilização. Por esses motivos, as lagoas aeradas são mais viáveis para comunidades de pequeno a médio porte e em locais de terreno de baixo custo.
Objetivo
O presente trabalho apresenta os principais pontos a serem considerados na operação de lagoas aeradas aeróbias visando desempenho adequado e os parâmetros de projeto a serem revistos no seu dimensionamento.
Os projetos de lagoas aeradas são elaborados considerando parâmetros propostos em literatura, os quais estabelecem as dimensões da lagoa e a potência dos aeradores com base na vazão e na carga orgânica afluente (população a ser atendida).
ESPERO TER AJUDADO♥