O Sistema Único da Assistência Social-SUAS, articula as ações da assistência social no Brasil, seguindo os preceitos legais que o instituíram possibilitando direcionamento descentralizado e participativo das ações voltadas para esta área.
BARETA, Andressa; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; CURI, Silviane Del Conte.
Gestão do Sistema Único da Assistência Social e o trabalho com família. Maringá-Pr: UniCesumar, 2016. p.28.
Com base no enunciado acima aprecie as assertivas:
I. Para a consolidação da assistência social, pretendeu-se, por meio de normas e leis, construir todo o arcabouço para a organização e gestão de ações em prol da superação das demandas sociais.
II. gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social.
III. O vínculo dos entes públicos e das organizações de assistência social ocorre por meio de cadastros, que devem atender critérios documentais e, essencialmente, às exigências quanto aos serviços que são ofertados a cada parcela da população.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
II apenas.
Alternativa 3:
III apenas.
Alternativa 4:
I e II apenas.
Alternativa 5:
II e III apenas.
Respostas
A alternativa correta é de número 5.
O SUAS - Sistema Único de Assistência Social - é considerado como um sistema descentralizado e participativo da assistência social e é estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social, consolidada em 2004 no Brasil.
As ações organizadas pelo SUAS levam em conta o território no qual os indivíduos residem, com o foco de atenção sobre as famílias vulneráveis. Os entes públicos e o Conselho de Assistência Social devem seguir critérios e mesmo exigências para que possa cumprir com as determinações das diretrizes do SUAS ofertando o melhor para a população. Isto vale para qualquer organização que deseja se associar aos programas do SUAS.
Espero ter ajudado !
Resposta: Alternativa 1, todas estão corretas
Explicação: páginas 24,25 e 26 do livro