• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cleusa89
  • Perguntado 7 anos atrás

Rediza um texto reflexivo sobre: As raízes históricas da majoritária presença feminina na Educação Básica brasileira. ​

Respostas

respondido por: viniciusrm19
16

As raízes históricas da majoritária presença feminina na Educação Básica brasileira se mostram presente nas últimas décadas com o advento da inserção da mulher no trabalho, no sentido de combater as práticas machistas.

Diante disso, a inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu uma maior representatividade do público feminino, de forma a promover uma maior igualdade de oportunidades entre gêneros.

respondido por: adrinesena
7

Resposta:

A trajetória da mulher brasileira nos últimos séculos é, para dizer pouco, extraordinária: de uma educação no lar e para o lar, no período colonial, para uma participação tímida nas escolas públicas mistas do século 19; depois, uma presença significativa na docência do ensino primário, seguida de uma presença hoje majoritária em todos os níveis de escolaridade, bem como de uma expressiva participação na docência da educação superior.

A maior presença de mulheres tanto na educação básica como na superior parece enviar dupla mensagem.

Embora os homens sejam maioria na população até os 20 anos de idade, as mulheres são maioria na escola a partir da quinta série do ensino fundamental, passando pelo ensino médio, graduação e pós-graduação. Há, hoje, cerca de meio milhão de mulheres a mais do que homens nos campi do Brasil. É verdade que as mulheres ainda são minoria na docência da educação superior, mas a sua participação cresce a cada ano num ritmo 5% maior que a dos homens, o que permite inferir que, mantida a atual tendência de crescimento, elas serão maioria também na docência dentro de, no máximo, cinco anos.

Explicação:

Perguntas similares