• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kellychaves2016
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão A

“O ensino de língua portuguesa nos remete à ideia de regras gramaticais e correção ortográfica. No entanto, sabe-se que o ensino de língua deve acontecer por meio de práticas sociais, o que exige alguns importantes deslocamentos na tradição curricular: a língua portuguesa deixa de ser limitada por uma visão gramatical teórica e passa a ser considerada uma atividade humana, um meio de existir no mundo. Essa concepção de linguagem em usos sociais, desafia os professores à adoção de uma nova prática pedagógica por meio dos diferentes gêneros textuais, que são modelos comunicativos que possibilitam gerar expectativas e previsões para compreender um texto e interagir com o outro.”  (ALMEIDA, V.; WOITOWICZ, I, J. Fundamentos e metodologia do ensino da Língua Portuguesa. 2.ed. Curitiba: Fael, 2017, P. 77).

Diante desse contexto, elabore um texto argumentativo-reflexivo, destacando o conceito e a importância do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.


Questão B

A professora de uma determinada sala está trabalhando gêneros discursivos e solicitou que os educandos apresentassem um poema. Maurício apresentou um poema em verso, com rimas e Carlos, um poema em prosa, sem rimas. Ela ouviu a apresentação dos dois e em seguida advertiu Carlos de que aquele material não estava adequado, pois um poema deve constar em versos e com rimas.

Comente sobre a atitude da professora relacionando com o conteúdo estudado na disciplina Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa.


Respostas

respondido por: Matheusieti
7

No Caso A é importante que a professora passe o conteúdo de forma abrangente, definindo cada uma das estruturas linguísticas.

Na questão B, é importante que a professora solucione a problemática do aluno não ter utilizado versos, de forma prática, não teórica apontando os erros.

Deste modo, uma escola que possui um caráter inclusivo, pode auxiliar os alunos que tem essa dificuldade de absorção, além da promoção de coletividade e disciplina estabelecida por esse método, visto que cabe ao educador e a gestão da escola promover esse tipo de ferramenta para o aluno, auxiliando em seu desenvolvimento. 

Perguntas similares