O ser humano em suas experiências cotidianas faz uma série de afirmações e negações, possui desejos e impulsos, aprova e desaprova pessoas, atitudes e coisas, por meio da elaboração de juízos de fatos e de valores, que servem de base para pautar os seus comportamentos. E essa base tanto pode ser composta pelo pensamento filosófico quanto pelo senso comum
Respostas
Resposta:
Doxa X Episteme
Explicação:
Senso comum (doxa) diz respeito ao saber popular, aquele que ao ser herdado culturalmente assume papel importante para a formação da identidade de uma comunidade, visto que o mesmo se consolida por meio do consenso. Ou seja, todas as pessoas concordam intimamente a respeito de um juízo herdado a respeito de determinado tema.
Os gregos antigos, sobretudo Sócrates, condenavam o senso comum o contrapondo ao conhecimento verdadeiro (episteme). A filosofia é o amor ao saber, saber este que busca sempre um juízo baseado no conhecimento verdadeiro, e quando procuramos nos basear na verdade não importa o que o consenso do que as pessoas dizem, nos importa apenas aquilo que é verdadeiro.
O conhecimento científico, por exemplo, tem como critério para que seja científico o respaldo na verdade, e uma das garantias de que tal conhecimento seja verdadeiro é o método científico, que busca filtrar o conhecimento de maneira objetiva, evitando as opiniões (senso comum) e o subjetivismo.
Resposta:
1,2,2
Explicação: