O aspecto das ruas piorava a cada hora que ia passando. O lixo parecia multiplicar-se durante as horas nocturnas, era como se do exterior, de algum país desconhecido onde ainda houvesse uma vida normal, viesse pela calada despejar aqui os contentores, não fosse estarmos em terra de cegos veríamos avançar pelo meio desta branca escuridão as carroças e os caminhões fantasmas carregados de detritos, sobras, destroços, depósitos químicos, cinzas, óleos queimados, ossos, garrafas, vísceras, pilhas cansadas, plásticos, montanhas de papel, só não nos trazem restos de comida, nem sequer umas cascas de frutos com que pudéssemos ir enganando a fome, à espera daqueles dias melhores que sempre estão para chegar. A manhã vai ainda no princípio, mas o calor já se sente. O mau cheiro desprende-se da imensa lixeira como uma nuvem de gás tóxicos, não tarda que apareçam por aí umas quantas epidemias, voltou a dizer o médico, não escapará ninguém, estamos completamente indefesos[...].
José SARAMAGO, Ensaio sobre a cegueira.
1ª QUESTÃO
Sobre o trecho acima, assinale a alternativa correta.
A) A fala do médico, no fim do trecho sintetiza a total descrença no ser humano transmitida pelo romance de Saramago, uma vez que nele se demonstra a impossibilidade de a humanidade sobreviver a uma situação catastrófica que viesse a demolir a sociedade tal como a conhecemos.
B) Ao descrever o impacto que a produção industrial tem sobre o meio ambiente, o texto denuncia a completa ineficácia do avanço científico para construir uma sociedade melhor. Por isso, é correto afirmar que Ensaio sobre a cegueira vai contra a tecnologia e a ciência.
C) A cidade é apresentada como um espaço de degradação de toda forma de vida, motivo pelo qual os
personagens centrais pensam em fugir para o campo, onde poderiam viver dignamente. Quanto a este
aspecto, há uma idealização da natureza que permeia todo o romance.
D) O texto baseia-se em dados científicos para construir uma hipótese razoável sobre como se comportaria uma sociedade tomada por uma cegueira repentina. Tal atitude investigativa se repete por todo o livro e é um dos aspectos que explicam sua qualidade de ensaio
Respostas
respondido por:
9
Letra C: o Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago cria na cidade um cenário de total degradação de toda forma de vida, de modo que os personagens principais desejavam fugir desse ambiente.
A ida para o campo é apresentada como uma possibilidade de viver dignamente, de modo que livro acaba por criar uma idealização da natureza em detrimento da podridão da cidade grande.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás