Um dos mais importantes filósofos do período iluminista foi Immanuel Kant (1724-1804). Ele iniciou os seus estudos acerca do problema do conhecimento após ter contato com a obra do filósofo cético e empirista David Hume (1711- 1776). Kant inteirou-se da dicotomia entre o racionalismo, que defende a possibilidade do conhecimento efetivo a possibilidade do conhecimento efetivo e absoluto fundamento na razão, e a negação dessa corrente pelo empirismo, que trata da importância dos sentidos para a sistematização do conhecimento.
Respostas
Resposta:
Racionalismo Vs Empirismo
Explicação:
O racionalismo é uma corrente filosófica que afirma que a verdade absoluta existe e que a razão humana é o meio capaz de atingi-la, uma vez que o conhecimento inato e inerente à razão humana, bastando, desta forma, para que se chegue a mencionada verdade absoluta fazer o uso da razão de maneira adequada.
O empirismo, ao revés, nega o inatismo do conhecimento em relação à razão, e afirma que o conhecimento depende da experiência, ou seja, depende do sujeito que observa e atesta a verdade de alguma coisa. O empirismo, posteriormente, deu origem a outras correntes filosóficas, como, por exemplo, o relativismo e o perspectivismo. Ambas as correntes afirmando que não é possível se chegar à verdade absoluta, tendo em vista a necessidade sine qua non do experiência sensível na busca do conhecimento.
Resposta:
Sua retórica não se propunha a levar o
interlocutor a questionar-se sobre a verdade
dos fatos ou da ética, ao contrário, se
concentravam mais na forma de
apresentação das ideias do que na sua
natureza ou julgamento.
Explicação: