• Matéria: História
  • Autor: josinamazive1759
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre a pressão inglesa contra o tráfico de escravizados, responda:
a) Que razões levaram a Inglaterra a combater o uso e o comércio de escravizados, a partir do século XIX?
b) O que foi a lei do "ventre Livre" (28/09/1871)? E a lei dos "Sexagenários" (28/09/1885)?

Respostas

respondido por: ryannsouzasales
36

Resposta:a) A necessidade de ampliar o mercado consumidor dos países com qual realizava comércio.

b) A Lei do ventre Livre estabelecia que os filhos de escravizados que nascessem daquela data em diante seriam livres. A dos Sexagenários estabelecia que o escravizado que atingisse os 65 anos seria livre.

Explicação:

respondido por: yohannab26
3

a)  A escravidão atrapalhava a economia da Inglaterra, visto que era uma economia baseado no capitalismo, ou seja, na compra e venda de produtos.

 A Inglaterra sempre quis combater o Tráfico Negreiro, desde o primórdios com a implantação da corte no Brasil. Ela buscou restringir as áreas de atuação do tráfico pois compreendia ser um negócio ilícito.

A mão de obra escravizada proporcionada preços mais baixos no comércio de açúcar internacional, dessa forma, prejudicaria o comércio inglês.

b) A Lei do Ventre Livre assegurava que os filhos de escravos, nascidos na época da confirmação da lei, fossem livres. Enquanto a Lei do Sexagenário determinava que os escravos com mais de 60 anos fossem libertados.

Ambas as leis foram vistas como paliativos abolicionistas. Foram consideradas pelos historiadores como retrocesso abolicionista, uma vez que, só foi promulgada para retardar o avanço da abolição da escravidão.

Para mais informações, acesse:

Lei do Sexagenário: brainly.com.br/tarefa/3290879

Anexos:
Perguntas similares