Dewey foi um dos primeiros teóricos a chamar a atenção para a capacidade de pensar dos alunos. Acreditava que para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando idéias, sentimentos e experiências sobre as situações práticas do dia a dia. O autor concebia a escola como um espaço onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas, tendo como papel enquanto instituição de reproduzir a comunidade em miniatura, apresentar o mundo de um modo simplificado e organizado e, aos poucos, conduzir as crianças ao sentido e à compreensão das coisas mais complexas. MARTINS, Mariethe de Azevedo. Filosofia para crianças: um caminho para o resgate de valores na escola e na família?. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, 2010. Sobre as concepções de Dewey, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Embora a escola deva ser considerada como um espaço de construção social do pensar e de formação e exercício de capacidade de julgar das crianças e não como um lugar de transmissão de conhecimento, este é um material indispensável ao pensar PORQUE II. É a fonte de informação da experiência da qual parte o pensamento como força ativa no processo de questionamento e investigação cujo propósito é melhorar o pensar e a capacidade de julgar dos estudantes A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
0
Ambas as assertivas estão corretas, e a II é uma justificativa da I.
A escola deve ser compreendida como um espaço de construção social, democratização do ensino e pluralidade de ideias, e principalmente, baseada na busca da autonomia pelos estudantes.
A partir daí, os educadores passam a atuar como mediadores do conhecimento, de forma que os estudantes passam a ser vistos como os protagonistas e agentes críticos do próprio processo de aprendizado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás