• Matéria: Geografia
  • Autor: LNT
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais as consequências sociais e econômicas da previdência?​

Respostas

respondido por: emillyyasmin555
1

Resposta:

Depois de uma das piores recessões da história, a economia brasileira está custando a decolar. Apesar da inflação estável, da taxa de juros mais baixa, ainda existem muitos obstáculos no caminho do crescimento. O desemprego é um deles. E ainda tem as incertezas, que atrapalham as decisões de investir no país. etc....... ♡♡

respondido por: valentinacarvalho190
0
A Previdência Social é, indiscutivelmente, uma das políticas públicas de caráter mais solidário e redistributivo que existe. É uma garantia que uma nação dá ao seu povo, e mais particularmente aos assalariados que compõem a média e a baixa renda, de que não ficarão desamparados na velhice. Para que essa equação seja viável, é fundamental que o sistema de contribuição seja solidário, e que todos contribuam para que todos tenham o direito à aposentadoria.


É claro que, para esse sistema seja viável, diversas variantes devem ser observadas permanentemente, a fim de garantir seu equilíbrio, e para que se cumpra seu objetivo social: idades mínimas compatíveis com o crescimento da longevidade humana, contribuições que possam variar de acordo com as condições temporais da economia, cortes de privilégios que existam. Todas as variantes precisam desses e outros ajustes para garantir o acesso dos trabalhadores à aposentadoria, e não para impedi-lo.

Essa é a questão central desse debate que envolve a Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2019, concebida pelo governo Bolsonaro. Ela foi arquitetada para restringir o acesso à aposentadoria e pensões, sendo um duro golpe contra os trabalhadores mais fragilizados.
Perguntas similares