• Matéria: Biologia
  • Autor: camiladadam
  • Perguntado 7 anos atrás

de forma resumida, as seguintes questões:

A) Um antibiótico que interfere na síntese proteica de bactérias deve atuar em qual estrutura celular?

B) Cite alguns exemplos de antibióticos inibidores de síntese proteica com ação somente em bactérias.

C) Explique de que forma, basicamente, alguns antibióticos interferem na síntese de proteínas bacterianas.

D) Descreva quais são os efeitos específicos dos antibióticos tetraciclina e estreptomicina para inibir a síntese proteica.

E) Vamos supor a seguinte situação: você está conversando com um amigo, que é totalmente leigo em assuntos de biologia molecular e celular, e ele comenta que está tomando um antibiótico, mas que está com uma dúvida porque leu na bula da medicação a seguinte informação "esse antibiótico inibe a síntese de proteínas bacterianas" e não sabe o que isso significa. Esse amigo sabe que você é aluno de um curso superior da área da saúde e, então, pede para que você explique para ele o que a informação contida na bula significa. De que forma você explicaria essa informação?

Respostas

respondido por: gustavoamburguox7rbb
9

Resposta:

A-Geralmente os antibióticos atuam em duas áreas especificas da bactéria:Na Parede Celular(visando tornar a célula mais vulneráveis às defesas naturais),e nos ribossomos(visando cessar a produção de proteína,tornando a célula incapaz de sobreviver)

respondido por: Maumaumello
31

Resposta:

A) Se ele interfere na síntese proteica, a estrutura celular que ele deve atuar é nos ribossomos.

B) Tetraciclina, streptomicina, cloranfenicol, eritromicina e rifamicina.

C) Basicamente, os antibióticos interferem na síntese de proteínas bacterianas, pois se alojam nas fendas dos RNA ribossomais (rRNA) e simplesmente interferem na operação de deslizamento do ribossomo sobre a cadeia de RNA.

D) As tetraciclinas inibem a síntese de proteínas através da ligação com a subunidade 30S dos ribossomos, impedindo a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio A do ribossomo. Como resultado, a adição de novos aminoácidos para o aumento da cadeia proteica é bloqueada. A estreptomicina evita a transição da iniciação da tradução para a extensão de cadeia, podendo também causar erros de decodificação.

E) Uma forma de explicar a informação contida na bula seria dizer que o antibiótico vai interromper a produção de proteína das bactérias causadoras da doença e que isso vai impedir a sua multiplicação pelo bloqueio da funções vitais da bactéria.

Explicação:

Perguntas similares