Considere o seguinte excerto de texto:
“A consciência de excessos desumanos na exploração de mão de obra infantil e de mulheres, assim como, de tecelões e operários das malharias, maiores vítimas da primeira fase da Revolução industrial, somente se manifestaria com os primeiros sintomas de revolta organizada e com o pavor de uma revolução popular: trataram então de organizar a miséria de modo a evitar uma ameaça para a ordem social existente. É o que explica o interesse dos economistas clássicos pelo problema da distribuição de renda”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Maria Odila Leite Silva. Revolução Industrial e reformismo social na Inglaterra pré-vitoriana. Revista de História, São Paulo, n. 115, p. 47-59, dez. 1983. p. 54 . Acesso em 10 jul. 2018.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Geografia Política e Geopolítica sobre a Revolução Industrial, analise as seguintes asserções no intuito de identificar quais dentre elas apresentam resultados que essa revolução proporcionou para a Inglaterra:
I. Exploração da mão de obra inglesa.
II. Rejeição da mão de obra inglesa.
III. Acúmulo de capital.
IV. Necessidade de expandir ainda mais a dominação sobre os territórios do além-mar.
São corretas apenas as afirmativas:
A II e III
B I, II e IV
C I, III e IV
D I e II
E I e III
Respostas
respondido por:
0
Alternativas corretas: 1, 2,4.
É importante ressaltarmos que a alternativa 3 está incorreta porque cita a ideia de que a mão de obra inglesa não fora explorada.
Entretanto, é importante que seja destacado o processo de exploração da mão de obra infantil, de mulheres, sem a presença de uma determinada legislação específica, ou ainda, de meios que garantissem a obtenção de direitos que devem ser naturalmente associados aos trabalhadores.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás