Respostas
Resposta:
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Explicação:
Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).
Grupos de carboidratos
Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.
Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.
No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis (podem ser dissolvidas em água) e insolúveis (não podem ser dissolvidas em água).
Resposta:
Os carboidratos, em quantidade adequada na dieta, permitem a otimização da utilização dos aminoácidos para a síntese de proteínas.
Explicação:
Por serem considerados como o principal substrato energético, os carboidratos são essenciais para o exercício físico, seja ele de resistência ou força. Essas moléculas permitem o controle e a manutenção da glicemia e evitam episódios de hipoglicemia, que podem ocorrer potencialmente em mais períodos durante a prática de exercícios físicos. Além disso, colaboram com a função imunológica, especialmente importante em períodos de cargas elevadas de treinos.