O sistema solar onde vivemos é formado por oito planetas, sendo quatro rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), e quatro gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), além de uma estrela localizada em seu centro, o Sol, e inúmeros asteroides e corpos celestes menores. Quanto à formação de estrutura no universo e no nosso sistema solar, analise as afirmativas a seguir: I. O Sol é apenas uma estrela entre bilhões de outras que compõem o universo. II. A determinação da idade de formação do sistema solar é baseada na intensidade de brilho do Sol. III. O formato aproximado de disco do sistema solar está associado ao seu estado de rotação. IV. Os planetas do sistema solar eram inicialmente gigantescas esferas de matéria, que perderam muitos pedaços e diminuíram até o tamanho atual. Enunciado: Nesse contexto, é correto o que se afirma em: Alternativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
as questões da av1
são: 1b,
O gráfico a seguir representa uma situação em que uma pessoa em uma praia colocou algumas pedras de gelo em uma panela sobre um fogareiro. Em condições de pressão constante, uma determinada substância pode mudar de estado físico com a mudança de sua temperatura através do fornecimento ou retirada de calor. Quando a temperatura de mudança é atingida, ainda que a substância continue perdendo ou recebendo calor, durante algum tempo coexistem dois estados físicos a uma mesma temperatura constante (regiões B e C), até que um deles se transforme totalmente no outro.
a) Sólido, líquido e gasoso
O método científico é um método empírico para a obtenção de conhecimento, que coloca a observação e a experimentação no centro do processo. Grandes nomes como Galileu Galilei e René Descartes foram fundamentais para a construção do Método Científico, pois ousaram deixar de lado os argumentos de autoridade e os conhecimentos aceitos a seu tempo.
Tendo conhecimento do método científico, os passos que um cientista deve seguir ao formular uma teoria devem ser:
1.Formular uma hipótese e realizar previsões com base nela.
2.Observar um fenômeno da natureza e fazer perguntas.
3.Testar experimentalmente uma previsão.
4.Confirmar uma hipótese ou rejeitá-l
b) 2 – 1 – 3 – 4.
Na década de 1920, o famoso astrônomo Edwin Hubble fez uma descoberta que revolucionou o conhecimento do ser humano a respeito do universo. O gráfico a seguir é semelhante ao obtido por Hubble a partir de suas medições, porém atualizado. Ele foi capaz de medir a velocidade com que outras galáxias no universo estão se afastando de nós (eixo vertical), e relacionou isso com a distância dessas galáxias até a Terra (eixo horizontal).
e) Na média, quanto mais distante uma galáxia está da Terra, mais rapidamente ela se afasta da Terra.
O universo teve início em uma região muito densa e pequena, e que passou a se expandir rapidamente, reduzindo cada vez mais sua temperatura. Quanto à origem e evolução do universo, segundo a Teoria do Big Bang, analise as afirmações a seguir:
( ) No início do universo se formaram os átomos dos elementos mais pesados da tabela periódica. Os elementos químicos naturais mais leves da tabela periódica foram formados no interior de estrelas.
( ) No universo primordial, primeiramente se formaram núcleos de hidrogênio e nêutrons, depois, com a expansão e o resfriamento do universo, começaram a se formar os primeiros átomos (núcleos com elétrons ligados).
( ) Uma radiação gerada no início do universo, chamada de radiação cósmica de fundo, pode ser observada ainda hoje, com os devidos instrumentos de medida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
d) F; V; V. Alternativa assinalada
Explicação passo-a-passo:
O sequenciamento correto é V V V V ou seja, a letra correta é a letra E). O sistema solar que vivemos é bastante interessante pois o mesmo é cada planeta tem uma característica particular e assim podemos observar a importância do estudo das características de cada um.
A astronomia é uma ciência bastante interessante pois através do estudo dos astros podemos entender a origem do nosso planeta e o que pode ocorrer com o universo que conhecemos ao decorrer da história através do entendimento do passado.