• Matéria: Música
  • Autor: soneka147
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo trecho do artigo,

“A percepção de que a música brasileira ocupava um espaço menor nos meios de comunicação, tornou-se uma fonte de preocupação para um conjunto de homens da imprensa, dado o temor pela internacionalização e perda de referenciais para a cultura nacional. A preocupação com o estabelecimento de uma linguagem nacional para a canção, tão forte na virada dos anos 30 para os anos 40, parecia desaparecer do cenário artístico, sobretudo das programações das rádios. Neste momento, o debate nascido ainda nos anos 30, sobre a necessidade de se estabelecer a raiz e a autenticidade do samba, como eixo principal da música brasileira, ganhou nova força, entre alguns homens de imprensa. A preocupação em redefinir a nacionalidade e a tradição das manifestações musicais do “povo brasileiro” reuniu intelectuais de vários setores e a música brasileira tornou-se objeto de um amplo debate. Esses personagens tinham em comum a preocupação em preservar a memória musical do Brasil (leia-se, do Rio de Janeiro, tomado como microcosmo da nação), sobretudo o material musical criado nas décadas de 20 e 30. Nesse contexto, surgiu a Revista de Música Popular, um importante foco de pensamento, assumidamente folclorista, para pensar e preservar as origens e a identidade da música popular brasileira.” (p. 174)

Sobre o trecho citado podemos afirmar que:

Escolha uma:
a. )Houve uma preocupação em tornar evidente a música brasileira devido à constante veiculação de música estrangeira nas rádios nacionais. No entanto, essa preocupação não se fortaleceu o bastante para ganhar voz midiática.
b.)Não havia preocupação em divulgar a música brasileira para que esta ganhasse mais destaque frente às produções estrangeiras. Muitos jornalistas da época preferiram tratar a música do Brasil, mas não expondo essa música como uma produção genuinamente brasileira.
c. )Houve um distanciamento à produção brasileira musical das décadas de 20 e 30 e não houve quem se interessasse a pensar e a falar sobre a produção brasileira; as revistas sobre música criadas naquele momento tinham como finalidade a divulgação das "big bands" norte americanas, bem sucedidas na época.
d. )Houve uma forte preocupação de alguns jornalistas em preservar a cultura brasileira para evitar que a música estrangeira, sobretudo a norte americana, ofuscasse a produção artística musical do Brasil (principalmente aquela criada no Rio de Janeiro, principal cidade brasileira na ocasião). Essa perspectiva tinha uma influência folclorista.

Respostas

respondido por: hsill
3

Resposta:

Sua resposta está correta.

A resposta correta é:

Houve uma forte preocupação de alguns jornalistas em preservar a cultura brasileira para evitar que a música estrangeira, sobretudo a norte americana, ofuscasse a produção artística musical do Brasil (principalmente aquela criada no Rio de Janeiro, principal cidade brasileira na ocasião). Essa perspectiva tinha uma influência folclorista..

Perguntas similares