Paixão! Embriaguez! Loucura! Vocês, pessoas decentes, ficam aí impassíveis, censurando os bêbados, abominando os insensatos, seguem o caminho como um padre e agradecem a Deus como um fariseu, por não tê-los feito igual a nenhum deles. Por mais de uma vez me embriaguei e as minhas paixões estiveram à beira da loucura, e não me arrependo disso; pois, de uma certa forma, consegui compreender por que todos os homens extraordinários, que fizeram alguma coisa grande, alguma coisa inacreditável, sempre foram chamados de bêbados ou loucos. Mas também na vida comum é insuportável acabar de executar uma ação espontânea, nobre e inesperada, e logo ouvir alguém dizendo: “Este homem está bêbado, está doido!” Vocês, sóbrios, não têm vergonha? Vocês, eruditos, não têm vergonha?
GOETHE, J. W. Os sofrimentos do jovem Werther. São Paulo: L&PM Editores, 2001.
Considere este trecho de Os sofrimentos do jovem Werther, obra de 1784. Nessa passagem, extraída da obra que inaugura o Romantismo no mundo, são usadas várias expressões que remetem ao ímpeto dos românticos, que queriam dar vazão às próprias emoções. Assinale a alternativa que não contenha uma dessas expressões:
Origem: Geekie
a) “Loucura”.
b) “insensatos”.
c) “homens extraordinários”.
d) “loucos”.
e) “sóbrios”.
Respostas
respondido por:
22
A resposta está contida na letra "e" (Sóbrios)
respondido por:
10
Resposta: letra e)
Explicação:Neste trecho, Werther defende o ímpeto em detrimento do equilíbrio e da razão. Portanto, no contexto, expressões como “pessoas decentes”, “sóbrios” e “eruditos” têm conotação negativa.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás