Analise as asserções a seguir e suas relações: "Os usos da diversidade cultural, de seu estudo, sua descrição, sua análise e sua compreensão, têm menos o sentido de nos separarmos dos outros e separarmos os outros de nós, a fim de defender a integridade grupal e manter a lealdade do grupo, do que o sentido de definir o campo que a razão precisa atravessar, para que suas modestas recompensas sejam alcançadas e se concretizem. O terreno é irregular, cheio de falhas súbitas e passagens perigosas, onde os acidentes podem acontecer e de fato acontecem, e atravessá-lo ou tentar atravessá-lo contribui pouco ou nada para transformá-lo numa planície nivelada, segura e homogênea, apenas tornando visíveis suas fendas e contornos" ( GEERTZ, 2001, p. 81) Porque "[...] a noção de diversidade das culturas humanas não deve ser concebida de uma maneira estática. Esta diversidade não é a mesma que é dada por um corte de amostras inerte ou por um catálogo dissecado" (LEVI-STRAUSS, 1975, p. 17). (GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 e LEVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Lisboa: Presença, 1975) Pensando esse conceito de diversidade na escola, é correto afirmar sobre as asserções que:
Respostas
As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
A diversidade cultural envolve seu estudo, sua descrição, sua utilização, sua análise e sua compreensão, de forma a existir um menor sentido de fazer a separação dos outros e a separação de nós mesmos.
Visto que a noção de diversidade das culturas humanas não pode ter sua concepção de uma forma estática. Tal diversidade não é a mesma que é adotada por um corte de amostras inertes ou por um catálogo mais dissecado.
Bons estudos!
Resposta:
1) Analise as asserções a seguir e suas relações:
"Os usos da diversidade cultural, de seu estudo, sua descrição, sua análise e sua compreensão, têm menos o sentido de nos separarmos dos outros e separarmos os outros de nós, a fim de defender a integridade grupal e manter a lealdade do grupo, do que o sentido de definir o campo que a razão precisa atravessar, para que suas modestas recompensas sejam alcançadas e se concretizem. O terreno é irregular, cheio de falhas súbitas e passagens perigosas, onde os acidentes podem acontecer e de fato acontecem, e atravessá-lo ou tentar atravessá-lo contribui pouco ou nada para transformá-lo numa planície nivelada, segura e homogênea, apenas tornando visíveis suas fendas e contornos" ( GEERTZ, 2001, p. 81)
Porque
"[...] a noção de diversidade das culturas humanas não deve ser concebida de uma maneira estática. Esta diversidade não é a mesma que é dada por um corte de amostras inerte ou por um catálogo dissecado" (LEVI-STRAUSS, 1975, p. 17).
(GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 e LEVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Lisboa: Presença, 1975)
Pensando esse conceito de diversidade na escola, é correto afirmar sobre as asserções que:
________________________________________
Alternativas:
• a) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Resposta certa.
• b) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
• c) a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
• d) a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
• e) as duas são falsas, e a segunda não complementaria a primeira.