a guerra dos trinta anos provocou mudanças no cenário político europeu. Essa afirmação é verdadeira? justifique sia resposta
Respostas
Sim, a afirmação é verdadeira, já que a Guerra dos Trinta Anos (ou Guerra das Ligas Religiosas) serviu para fortalecer a posição dos Protestantes na Europa, enfraquecendo o poder político do Catolicismo, fazendo a Suécia emergir como uma grande potência (Protestante) e reorganizando o equilíbrio de poder no Continente.
Uma guerra marcada pela violência brutal, foi um ponto definidor no embate ideológico entre Católicos e Protestantes, servindo para pôr fim definitivo ao monopólio religioso que o Catolicismo, até então, detinha.
A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) provocou diversas mudanças no cenário europeu. Marcou a transição do feudalismo para a Idade Moderna e o duelo entre católicos e protestantes.
Guerra dos Trinta Anos
- Disputas religiosas originárias da Reforma Protestante
- Disputas de poder
A Guerra dos Trinta Anos envolveu diversos países, como Suécia, Alemanha, Dinamarca e Áustria. O motivo principal era a rivalidade entre católicos e protestantes.
Causou a afirmação do poder protestante na Europa, algo que ainda não havia acontecido devido à dominação católica. Foi uma guerra com muitas mortes e mudou o rumo da história europeia.
Entenda mais sobre a Guerra dos Trinta Anos em: https://brainly.com.br/tarefa/11171829.
#SPJ3